sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Humildade

Olá pessoal,

como vocês perceberam, passei muito tempo sem postar aqui no blog. Não sei explicar direito os motivos, mas acho que falta de estímulo foi o principal.

Tenho freqüentado um excelente fórum de poker, onde ocorrem discussões interessantíssimas, jogadores de ótima qualidade participam ativamente diariamente e tenho certeza que dentro de um espaço curto de tempo vai ser a grande referência nacional desse esporte.

Uma coisa que venho percebendo, tanto no fórum, quanto pessoalmente, é como a análise do poker gera conflitos. Quantas vezes não encontramos aquele tipo de pessoa que defende com unhas e dentes seu ponto de vista, mesmo com a grande maioria discordando e mostrando, por “A + B”, os erros da jogada. O oposto desse tipo de pessoa é aquele que posta uma dúvida, escuta os que os outros tem a dizer e não retruca nunca. Sempre acha que está errado e que os outros que responderam estão certos. O estudioso do poker tem que posicionar-se na linha limítrofe entre esses dois pólos, ou seja, tem que escutar os que os outros falam de interessante, mas sabendo debater quando discorda, não defendendo uma opinião cegamente.

Nesse meu curto período como profissional do poker, conheci diversos tipos de jogadores, cada um com seu tipo de personalidades. Porém uma característica que está presente na grande maioria desses praticantes é o EGO ENORME. Ás vezes o cara não sabe nada do esporte, não tem nenhuma característica de bom jogador e já sai desrespeitando os outros jogadores em seus comentários. Em outras situações, o individuo é um grande jogador, possui um grande conhecimento do esporte, mas é rude, sempre querendo tomar uma posição de superior em tudo que comenta.

Acho que essas pessoas fazem isso porque acham que dessa maneira serão respeitados ou para aparecer. Triste ilusão. O que acontece é totalmente o oposto. A única coisa que eles conseguem com esse tipo de comportamento é o desprezo e a falta de respeito.

Conversei, recentemente, com algumas pessoas que relataram pra mim que sentem receio, ás vezes, de perguntar alguma coisa, de postar alguma mão, com medo de sofrerem algum tipo de zoação ou de escutarem comentários estúpidos. Eles têm toda a razão. Ninguém é obrigado a responder nada que não for do seu interesse. Se acharem à pergunta estúpida, não respondam, não tratem os iniciantes com desrespeito.

Uma diferença enorme entre os grandes jogadores e os bons jogadores é a humildade. Não só no poker como na vida.

Abraços,
Tarciso "Agrecisio" Morais.

4 comentários:

Unknown disse...

Isso mesmo anão, concordo com o que vc disse em tudo.

Unknown disse...

Isso mesmo anão, concordo com o que vc disse em tudo.

Abraços

Júlio César

Pão de Açucar

Anônimo disse...

boa professor, sempre sabio

peter, suck my dick will ya?

Unknown disse...

Belo blog Agrecisio! Nao tinha passado aqui ainda.. Eh bom ter blogs q nao falam apenas de como anda a vida do jogador, mas com algo realmente a ensinar. Parabens!

Nakama