domingo, 29 de julho de 2007

Primeiro Ano de Poker

Fala povo!


Um ano de poker. Muitas alegrias, muitas tristezas, mas e aí o que eu aprendi realmente?

A resposta para essa pergunta é simples: pouco. Não estou me referindo a teoria do poker, pois esta eu estudei muito e me sinto um conhecedor regular do esporte. Porém, isso não é suficiente para ser um jogador vencedor.

Em minha opinião, a maior dificuldade enfrentada por um jogador de poker está situada no que diz respeito à disciplina.

Percebi que a maioria dos grandes jovens profissionais do online tem uma característica em comum: disciplina. Amigos com quem falo mais frequentemente, cometem o mesmo erro que eu: não tem uma rotina disciplinada e específica no poker.

Um grande erro que cometi durante esse primeiro ano de poker, foi não focar em apenas uma forma de jogo. Estudei cash, sng e torneio. Joguei cash, sng e torneio. Adquiri conhecimento nos três, porém percebi que não pode ser assim. O profissional de poker pode e DEVE jogar essas três formas de jogo, mas deve focar em uma delas e fazer dela seu ganha pão.

A partir do momento que você resolve fazer do poker uma fonte de renda além de apenas um hobby, deve-se ser disciplinado e não tratar o poker apenas como uma diversão. Tenho que admitir que esse ano de poker mudou completamente minha vida e estou muito motivado e ansioso para voltar para casa e começar meu novo ano de poker.

Tudo na vida tem sua forma de iniciação. Acho que esse primeiro ano foi minha iniciação, não só no poker, como na vida. Essas férias serviram como uma forma de análise e reflexão sobre tudo que aconteceu comigo nesse ano e a forma correta de seguir adiante.

Criei uma rotina diária que inclui horas destinadas ao estudo e ao exercício do jogo em si. Além disso, resolvi impor metas mensais. A partir do momento que você joga com o intuito de conseguir alcançar uma meta, acho que a pessoa se torna mais disciplinada e focada na concretização do objetivo.

Então é isso pessoal, espero que iniciantes no poker possam ler este post e entender que não basta apenas jogar, ler livros, artigos, discutir mãos, se você não for organizado e tratar o poker com a seriedade e disciplina que esse esporte merece, provavelmente não será o suficiente para torna-lo um vencedor no poker.

GL,
Agrecisio.

2 comentários:

Sebastião (Wakko) disse...

Muito bom seu texto, as vezes me sinto assim, eu sei que tenho muito a aprender, ultimamente estudo mais poker do que jogo. muito bom seu blog Tarciso!

Wolverine disse...

Cara, vc falou algo interessante: temos q focar em uma parte do jogo. Eu mesmo me sinto muito bem jogando cash game e SNG mas não me sinto tanto em torneios. Por enquanto estou focado no cash e tb coloquei metas pra mim, pra q eu fique mais disciplinado. A minha meta não é mensal e si diária, mas acho q cada um deve ter a sua maneira de insttuir metas. Muito bom o seu texto e já coloquei o seu blog nos links do me blog. Abraços

Logan