terça-feira, 7 de agosto de 2007

Artigo #1 - Expected Value (EV)

Hello Guys!

Aqui vai um texto bem básico e muito bom para quem ainda não sabe o que é Expected Value. O O O texto foi feito pelo matrix
do 2+2 forum e eu traduzi modificando umas coisinhas para ajudar a compreensão.

Expected Value (Valor Esperado) – geralmente referido como EV.

Expected Value Positivo é +EV e o negativo –EV.

Poker é um jogo em que a habilidade vence a sorte TODO tempo, considerando que você jogue durante um certo tempo. Se você deseja ser um jogador vencedor, você têm que aprender a fazer jogadas +EV e não fazer jogadas –EV.

EV é simplesmente o que você espera conseguir NO GERAL com uma jogada em particular.

Abaixo um simples exemplo:

Herói(100BB) têm As Ah e aumenta preflop 4xBB no CO.
Vilão(100BB) paga na BB e os dois se isolam no HU e vêm o flop of 9c 3d 6h

> O vilão nos diz que têm KK preto (ele não está mentindo) e vai all in e o Herói paga.

Villain mostra Ks Kc

Qual o EV de pagar esse all in sabendo que estamos contra um Ks Kc?

Se colocarmos esses número no PokerStove (tipo de calculadora de poker) vamos conseguir isto:

Board: 9c 3d 6h
Dead:

equity (%) win (%) tie (%)
Hand 1: 08.3838 % 08.38% 00.00% { KcKs }
Hand 2: 91.6162 % 91.62% 00.00% { AcAs }

Podemos perceber que se a mão for para o showdown (e ela vai) o Herói vai vencer ~92% das vezes.

Então se nós jogarmos essa mão 100 vezes o Herói espera vencer 92 vezes e perder 8 vezes.

Como os dois têm ~200BB (duzentas big blinds) nos stacks, então o Herói vai ganhar 18400BB às 92 vezes que seu AA ganhar e perder 1600BB as 8 vezes que perder a mão.

O lucro total disso é de 168BB/mão.

Esta jogada é +EV e têm um EV de 168BB cada vez que você faz essa jogada.

È importante notar que o resultado pode variar drasticamente durante um período pequeno de tempo.

EX: se nós jogarmos essa mão 100 vezes, você pode vencer todas as 100 vezes, ou perder 25 vezes. Isso não quer dizer que seu EV mudou. TODA vez que você fizer essa jogada você “ganha” 168BB e quanto mais vezes você repeti-la, mais perto ficará da normalidade de ganhar 92% das vezes.

Isso quer dizer que cada vez que o jogador faz uma jogada –EV está perdendo dinheiro, não importando o resultado da mão. E toda vez que você faz uma jogada +EV você está ganhando dinheiro, não dando importância aos resultados.

Agora vamos ver um exemplo mais complicado. No exemplo anterior nós sabíamos exatamente a mão do vilão antes de pagá-lo, então não tivemos que coloca-lo em um range, e isto afeta o EV da nossa jogada. Na prática nos nunca sabemos exatamente que mão nos estamos jogando contra quando tomamos nossas decisões. Esta é uma mão real da minha database.

Poker Stars
No Limit Holdem Ring game
Blinds: $0.10/$0.25
6 players

Stack sizes:
UTG: $27.85
UTG+1: $24.65
CO: $28.95
Button: $23.95
Hero: $25.15
BB: $27.80

Pre-flop: (6 players) Hero is SB with 2s 2d
UTG calls, 2 folds, Button calls, Hero calls, BB checks.

Flop: Jc 2h 5h ($1, 4 players)
Hero bets $1, BB raises to $3, UTG folds, Button calls, Hero raises to $8, BB raises all-in $24.9,Button folds, Hero calls.

Turn: 9h ($53.8, 1 player + 1 all-in - Main pot: $53.8)

River: 9s ($53.8, 1 player + 1 all-in - Main pot: $53.8)

Results:
Final pot: $53.8

- É a ação no flop que me interessa.

Na vida real nós não sabemos qual mão especifica estamos enfrentando quando tomamos uma decisão. Que mão o BB tem aqui? Minha mão é forte o suficiente para pagar seu all in? Qual seria a EV dessa jogada?

A resposta é colocar o BB numa range de mãos. Se nós jogarmos essa mão 1000 vezes, ás vezes o BB pode ter AA e nós somos favoritíssimos, outras vezes ele pode ter 55 e então somos um grande underdog. Ele também pode ter JJ-KK, AJ, KJ, J2, 52, J5, AX de copas, ou ele pode estar blefando. Nesse caso particular sua range é variada porque não houve raise preflop. Porém, não estamos dizendo que ele vai jogar sempre toda mão nessa range dessa forma, porém ele não jogará nenhuma outra mão fora dessa range dessa forma.

Contra a maioria dessas mãos eu sou favorito e sou underdog contra apenas algumas. Não tenho nenhuma maneira de saber qual mão ele pode ter e certamente não tenho tempo suficiente na mesa para colocar os números no Pokerstove;

Eu jogo seguindo a regra geral de nunca foldar uma trinca por menos de ~100BB. A razão disso é que não importa o flop que vier, se conseguirmos colocar todo o dinheiro no flop seremos quase sempre favoritos para vencer a mão no showdown contra a range de hands dos nossos oponentes.

Então eu dou call facilmente no seu all-in. Mas esta jogada é +EV e me trará dinheiro na long run???

Vamos colocar sua range e minha mão no Pokerstove:

Board: Jc 2h 5h
Dead:

equity (%) win (%) tie (%)
Hand 1: 78.7155 % 78.72% 00.00% { 2d2s }
Hand 2: 21.2845 % 21.28% 00.00% { JJ+, 55, AhKh, AJs, J5s, J2s, Ts7s, 52s, AJo, J5o, J2o, 52o }

(T7ss foi incluída para representar um blefe)


Os números dizem que contra essa range de mãos minha jogada é +EV e pagando seu all in significa que eu tenho a expectative de vencer ~79% das vezes.

O resultado atual não importa. As cartas que vierem no turn e river não importam também (pois a decisão foi tomada no flop). Se eu fizer essa jogada toda vez, ela é +EV e na long run eu espero ganhar ~170BB toda vez que eu fizer essa jogada. Como essa jogada me custa 100BB, eu tenho um lucro de 70BB o tempo todo. Não importa se o BB mostrar JJ (trinca maior) ou A h 8 h (flush draw), eu continuo “ganhando” ~70BB toda vez que fizer essa jogada.

Quantas vezes você determinar na mesa que uma jogada é +EV, você deve faze-la todas as vezes! Se não fizer, você estará perdendo dinheiro na long run.Você vê porque?

Definitivamente é o EV que irá decidir qual será seu verdadeiro winrate, você não pode ir contra isso,ou não dar importância. O total real de seus resultados serão de acordo com seus resultados esperados (EV).

Proximamente ao EV está a variância. Muitas pessoas não entendem o que a variância é e tenta não aceita-la. Mas você não deve. Os melhores jogadores de poker não se importam sobre a variância e tenta fazer toda simples jogada a +EV que eles conseguem (esta é a razão principal de porquê eles são grandes vencedores). Variância é simplesmente o quanto seus resultados atuais podem variar em relação ao EV estatístico no pouco tempo. Essa é a razão pela qual você deve jogar sempre de acordo com seu bankroll (20x buyin). Então você não quebrará no longo termo fazendo jogadas +EV, e poderá quebrar durante um curto prazo porque os resultados reais variam dos resultados Esperados. Variância pode ser tão boa quanto ruim e quanto maior.

Vamos dizer que você determinou que uma jogada é +EV e você vencerá 51% do tempo, quando mais dinheiro você colocar nessa jogada, mais você lucrará na long run. 51% de 200BB é mais do que 51% de 20BB. No curto prazo os resultados reais vão variar muito e você tem uma grande chance de perder com essa jogada. Se você pode sustentar isso (ter um grande bankroll), você deve apostar o máximo que você consegue nessa jogada de 51%.

Aqui vai um exercício que você pode tentar quando em uma sessão muito perdedora.

Reveja todas as mãos da sessão, e cada mão que você jogou coloque o vilão em uma range, coloque os números no Pokerstove e veja o quanto você ganhou em EV.

Eu faço isso muitas vezes e algumas vezes eu vejo que eu tive uma sessão +EV que me rendeu a perda de muito dinheiro real. Se na maioria das suas sessões perdedoras você estiver +EV, você está jogando bem e eventualmente seus resultados reais iram se encontrar com seus resultados esperados (EV) e você será um vencedor no longo termo. Portanto não se importe em perder dinheiro no curto prazo, pois no longo prazo você será um vencedor.

Bons estudos e LETS GAMBLE!


Um comentário:

Unknown disse...

Usei +EV hj e veio no cash...

no botaum de 10c9c tomo raise de 50xbb do cut off, jah tinha o limp do utg , do call e utg da doctor call.

Flop Kc 8c 7s

no momento eu tinha OESD e flush draw...

ele betow e eu voltei raise pesado ele soh deu call...

Turn 8c

ele bet, eu raise , ele re raise, eu all in... ele mostra AK e eu mostro nuts ;D

dobrei !

+EV ;D

Thanks pelo artigo anão, muito bom...

Abraço, guarita -> PS and FT