terça-feira, 14 de agosto de 2007

Artigo #2 (Estágios Iniciais de um Torneio)

Fala povo!

Resolvi colocar um artigo aqui no blog traduzido e organizado por mim. Está presente no texto argumentos que sugerem que a forma mais lucrativa e certa de se jogar um torneio é não desperdiçando situações favoráveis, mesmo sendo a vantagem muito pequena.

Grande parte do texto foi tirada de um renomado forum estrangeiro da internet. Os créditos do texto ficam para um conhecido jogado do online CHE.

...

As situações –EV devem ser evitadas em qualquer momento do torneio, mas as situações +EV não devem ser evitadas nunca, exceto quando o EV é muito pequeno.
Caso você ache que deve foldar uma mão com um bom edge simplesmente porque está no inicio do torneio, tenho que lhe dizer que vários jogadores decentes, por exemplo Phillips e Raymer, discordam de você.

Muitos dizem que quando a decisão é muito “close” não há razões para “gamble” no ínicio de um torneio. Porém se você considera a jogada +EV não deve ter medo de se envolver em all in. É irrelevante se é a primeira ou a última mão do torneio.

Claro que o leitor pode continuar com a opção de evitar all-ins cedo nos torneios, mas eu sugiro que ao menos considerem a posição de Raymer/Phillips.

> Comentário de Paul Phillips
Eu vou tentar me envolver em TODOS os edge (ou até mesmo QUALQUER COINFLIP) no ínicio dos torneios. Ninguém é bom o suficiente para recusar intencionalmente uma situação de 60/40 cedo. Envolvendo-se repetidamente em situações de 60/40 fará de você um dos top players em torneios.

> Comentário de Greg Raymer

Vários grandes jogadores caíram no primeiro dia do WSOP desse ano. E caso você folde conscientemente uma oportunidade de 60/40, você não vai ser um grande jogador.

Vamos analisar essa frase:

“Olhem dessa maneira, se você sobreviver a primeira hora de um torneio intacto esperando os outros jogadores caírem, então você estará competindo por uma premiação que contém dinheiro de metade da field que já se foi. Apenas por sobreviver você está criando lucro.”

Simplesmente não é verdade – a não ser que houvesse algum tipo de premiação para quem conseguir sobreviver a primeira hora.

Vamos pegar os torneios do Party Poker como exemplo. A bolha geralmente estoura por volta das três horas de torneio. Então, o que é melhor? 1000 fichas no começo ou 1 ficha no fim da primeira hora? Será que sobreviver a primeira hora com um stack rachado gera lucro? Com certeza não. Lógico que foi um exemplo exagerado, mas eu estou tentando demonstrar que apenas sobrevivendo os estágios iniciais de um torneio não tem valor.

Usando um exemplo mais real: Eu prefiro ter 1000 fichas no inicio de um torneio do que 1000 uma hora depois. Se eu pudesse magicamente começar uma hora depois com 1000 fichas, eu não faria isso pois perderia de 50-60 oportunidades de aplicar meu edge. Eu não sobrevivo a primeira hora muitas vezes, mas meu avarage stack no fim da primeira hora é consideravelmente maior que 1000. Incluindo as vezes que eu termino a primeira hora com zero, então meu average $EV é consideravelmente maior do que se eu sobrevivesse apenas com meu stack inicial intacto.


> Glossário:

edge – situações favoráveis para acúmulo de fichas.

...

Daqui há uns dias eu coloco um novo artigo tratando mais profundamente desse assunto.

Bons estudos e bom poker,

Agrecisio.

6 comentários:

Unknown disse...

Eu ate aceito o q greg Raymer flw, agora esse paul philips tem um poker nojento d 5º categoria. O comentario dele so nao eh pior do q uma jogada do galo...

Unknown disse...

axei um nice nice nice nice nice very nice post anão, e eu concordo em partes , do modo q hj em dia eu naum jogo fora uma oportunidade de vantagem de 54%+ em nenhum momento do torneio, seja na primeira mao ow na ultima...

52%- eu acho q eh algo muito close, porem naumc ondeno nenhuma das jogadas nesse nivel de "vantagen"


;D

Good Job anão



guarita -> Ps

Thiago "Don_corleonebr ft" Lucena disse...

Rapaz eu acho que a resposta para essa questão pode variar de acordo com o formato do camp. Se for um camp small stack, vc tem de aproveitar as situações de vantagens sempre que possivel em inicio de camp. Já se for Deep stack, vc deveria aproveitar apenas de situações de vantagem acima de 70% em inicio de camp...

mbcoutinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mbcoutinho disse...

do carai demais os post, esse principalmente =D

concordo plenamente com oliveiros, o cara se envolver demais nessas maos 40/60 no inicio de camp... "Depende do camp" by thiago mizera


Parabens Tarcisio, nice blog =D
marcelo

Agrecisio disse...

Vlw pelos comentários galera, ajuda a alimentar a discussão.

O comentário de Thiago foi muito bom e concordo plenamente. Mas a intenção do post é ajudar em torneios online que de 1 em 1 hora começa outro.

Agora Veros, Paul Phillips evoluiu muito o jogo dele velho. Não estou dizendo q ele é um grande jogador, mas devemos levar um pouco em consideração o que ele diz.